Mörk Gryning – Em direção ao futuro

Depois de um longo jejum e em plena pandemia, a banda sueca Mörk Gryning regressa às lides para nos brindar com um magnífico álbum – Hinsides Vrede – editado pela Season of Mist.

Entrevista: CSA
Info: Mörk Gryning | Debemur Morti


Saudações! Espero que estejam bem!

Como se sentem ao regressar ao fim de 15 anos?

Goth Gorgon – Otimamente! Tem sido uma longa espera, mas agora estamos de regresso, mais esfomeados do que nunca.

E por se encontrarem no meio da agitação causada pela pandemia?

Bem, é o que é, temos de nos adaptar da melhor forma possível. Penso que um dos lados bons disto é que dá às pessoas mais tempo para ouvir música nova, o que nos beneficiará, esperamos nós.

A Season of Mist apresenta uma descrição completados vossos álbuns antes de «Hinsides Vrede». Como descreverias este álbum? E o processo criativo que levou à sua criação?

Começa no estilo dos outros álbuns, mas depois segue uma direção diferente. Usámos elementos do nosso passado, mas transformámo-los. O que queríamos conservar do nosso passado era uma abordagem fresca e direta. Não queríamos nada supérfluo.  O processo foi muito intenso. Apesar de termos algumas ideias a girar nas nossas cabeças, só quando nos sentámos é que conseguimos escrever todas as canções. Passámos 3-4 semanas a compor por nossa conta e risco, a apresentar as nossas canções uns aos outros e a escrever algum material juntos. Gosto de trabalhar desta maneira, porque, assim que começo a compor, começo a sentir-me inspirado para escrever novas canções.

A capa é realmente sofisticada. O que representa? [Eu vejo uma espécie de borboletas, cuja parte intermédia foi substituída por uma figura humana.] Como é que o CG relaciona esta imagem com tema central do vosso álbum?

Obrigado. Também estamos muito satisfeitos com esta capa. Demorámos muito tempo até chegar a ela, foi a última coisa que terminámos. Precisávamos de algo que ligasse entre si as canções e os temas do álbum. O círculo e os demónios repetidos ao infinito simbolizam a eternidade, mas também a destruição que trouxemos a este planeta e que agora se está a multiplicar por si mesma. É a armada de gafanhotos de Abbadon quando os selos são quebrados.

“Começa no estilo dos outros álbuns, mas depois segue uma direção diferente. Usámos elementos do nosso passado, mas transformámo-los. […] uma abordagem fresca e direta. Não queríamos nada supérfluo. […]” 

Goth Gorgon

Por favor conta-nos como ocorreu a colaboração com a Lora Ute.

É uma amiga minha de Berlim, que tem uma voz absolutamente única. Foi criada a cantar música folclórica kazakhstani e também estudou ópera e pop, portanto combina uma grande mistura de estilos. Como a canção “Black Spirit” lida com a velha crença xamânica do Tengriismo do Casaquistão, da Turquia, da Mongólia, etc., a voz dela adapta-se perfeitamente a ela. Espero mesmo que a nossa colaboração se mantenha no futuro.

A propósito, como tiveram a oportunidade de assinar contrato com a Season of Mist? [Tenho de dizer que eles têm um gosto excelente em música.]

Sabíamos que a Season of Mist tinha sido uma editora excelente há muitos, muitos anos, logo pareceu-nos que seriam ideais para nós. Escrevemos-lhes e eles ficaram muito interessados, logo assinamos os papéis rapidamente. Estamos muitíssimo contentes com eles e pensamos que têm feito um grande trabalho connosco até agora.

Quero fazer-vos mais uma pergunta: o que significa Mörk Gryning?

Madrugada tenebrosa.

Leave a comment

Create a free website or blog at WordPress.com.

Up ↑